Faça o seu PEDIDO DE MÚSICA

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Carregando música...

Publicidade Publicidade

Banner rotativo

Programas Programas

=========================================================================================

PROGRAMAÇÃO FIXA DE SEGUNDA A SEXTA

==========================================================================================

LOVE TIME: Programa que apresenta sucessos românticos dos anos 70, 80, 90 e atuais além dos quadros: toque do coração, de coração para coração e a tradução.

Apresentação: Mauro Vitulo

Horário: De segunda a sexta as 00h00min. 

==================================================================================== 

LIGAÇÃO NACIONAL: É apresentado pelo radialista Edelson Moura, com vários quadros interessantes e divertidos. Radialista bastante experiente, Edelson Moura é um verdadeiro mestre da comunicação em nosso país. Hoje com quase 40 anos de rádio, o prazer de realizar este trabalho o consagrou um dos radialistas mais ouvidos de todos os tempos. Ouça e comprove.

Horário: de Segunda à Sexta: 04h00min.

====================================================================================

PROGRAMA SAÚDE COM BELEZA: Dicas para uma saúde perfeita, informações gerais sobre beleza, entrevistas especiais e muito mais. Apresentado por Márcia Ferreira, uma das melhores radialistas do país. 

Horário: de Segunda à Sexta: 05h00min.

====================================================================================

PROGRAMA DA EMATER: Produção EMATER / RS.

Horário: de Segunda à Sexta: 06h00min.

===================================================================================

VIVENDO COM OTIMISMO: Apresentado pela psicóloga Edith Piccioni e o escritor Lourival Lopes, autor de vários livros, entre eles, Paz Todo Dia, Otimismo Todo Dia, Toques de Luz, Sabedoria Todo Dia, vai levar ao público ouvinte muito otimismo para enfrentar o seu dia a dia.

Horário: de Segunda à Sexta: 06h10min.

=================================================================================================

PANORAMA AGRÍCOLA:  O programa de Rádio da Epagri.

Horário: de Segunda à Sexta: 06h20min.

===============================================================================================

INFORMATIVO DA EMATER: Produção EMATER / RS.

Horário: Segunda à Sexta: 06h30min.

===================================================================================================

REPORTAGEM ESPECIAL: A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

Produção: Rádio Câmara de Brasília.

Horário: de Segunda à Sexta: 06h40min.

Atrações:  

De 01/06 a 05/06 - Fake News..

Capítulo 1: A expressão “fake news” entrou de vez no vocabulário do brasileiro. As notícias falsas disseminadas pela internet viraram uma preocupação de todos e seus efeitos estão sendo discutidos no Congresso Nacional. Em uma reportagem especial de cinco capítulos, o repórter Eduardo Tramarim mostra que elas prejudicam várias áreas, da saúde pública à política.

Capítulo 2: As “fake news” viraram caso de saúde pública. Em tempos de pandemia do coronavírus, o surto de notícias falsas pode levar à contaminação pelo medo e à tentativa de desmoralização da ciência.

Capítulo 3: Não é só no combate ao coronavírus que as notícias falsas causam danos. Hoje, ele apresenta outro problema de saúde pública: fake news que tentam desmoralizar campanhas de vacinação.

Capítulo 4: Você acredita que a divulgação de fake news pode influenciar uma eleição? No quarto capítulo da reportagem especial sobre as fake news, ouça sobre o estrago que as notícias falsas podem fazer na política.

Capítulo 5: A Justiça Eleitoral teme a influência das fake news sobre os rumos do pleito deste ano. No último capítulo da reportagem especial, saiba mais sobre como estão os trabalhos para reduzir ao máximo os efeitos das notícias falsas sobre os eleitores.

Reportagem – Eduardo Tramarim

Produção – João Paulo Florêncio

Edição – Marcello Larcher

Trabalhos técnicos – Toni Ribeiro

===================================================================================================

DESPERTAR CULTURA:  Informação e boa música no seu início do dia.

Horário: de Segunda à Sexta: 07h00min.

===================================================================================================

ATRAÇÕES DE SEGUNDA SEXTA NO HORÁRIO DAS 08h00min

===================================================================================================

- SEGUNDA FEIRA - 

FATOR DE RISCO : Um programa que discute os grandes temas da saúde, atrelados a conselhos e dicas de médicos e especialistas para você ter uma vida mais saudável.

Produção Rádio Câmara de Brasília

Apresentação - Humberto Martins

Horário: Segunda : 08h00min.

Atrações:

Dia 02/06 -  Efeito placebo – Parte 1.

Muitas vezes você recebe informação de que um remédio foi considerado aprovado porque superou o efeito placebo. Mas o que é placebo? Quem explica é Bruno Gualano, pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Dia 09/06 - Efeito placebo – Parte 2.

Bruno Gualano, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, realizou uma pesquisa com ciclistas profissionais do sexo feminino sobre efeito placebo aberto em suplementos. É a primeira do gênero no país e os resultados são surpreendentes.

- TERÇA FEIRA -

CONVERSA DE ELEVADOR : O Conversa de Elevador é um programa de bate-papo sobre temas variados, e que pretende ser ao mesmo tempo leve, breve e divertido, sem deixar de provocar uma reflexão no ouvinte. Partindo da observação do cotidiano, faz pequenas incursões pela psicologia, literatura e filosofia, em busca da delicadeza e do viver bem. Enfim, é uma conversa solta e sem compromisso, marcada pelas experiências do dia-a-dia e pela convivência em um mundo que às vezes parece tão rápido e tão cheio de subidas e descidas quanto um elevador.

Produção Rádio Câmara de Brasília

Apresentação - Apresentação – Humberto Martins, com Marta Vieira

Horário: Terça : 08h00min.

Atrações:

Dia 02/06 Viagem - Parte 2.

A literatura pode ser uma auxiliar importante nas viagens. O desconhecimento da cultura e da história de um país acaba nos fazendo ignorar o que levou um lugar a ser como é. Afastar-se do habitual para encontrar o diferente pede uma preparação que enriqueça a jornada.

Dia 09/06 - Mãe.

Em um mundo de relações tão fluidas, a relação de mãe e filho talvez seja uma das poucas coisas permanentes.

- QUARTA FEIRA - 

15 MINUTOS DE CIDADANIA : Uma análise da eficácia das leis brasileiras.

Produção – Cristiane Baker

Apresentação – Verônica Lima e Mauro Ceccherini

Horário: Quarta : 08h00min.

Atrações:

Dia 03/06 - Coronavirus - parte 4

A pandemia do novo coronavírus continua provocando diversas mudanças na nossa vida e as medidas para amenizar os impactos estão sendo anunciadas praticamente no mesmo instante. Desde abril, 15 minutos de Cidadania vem trazendo o resumo de tudo aqui pra você. O programa responde também às dúvidas dos ouvintes sobre o vírus, a pandemia e as medidas adotadas. Mande a sua também. O whatsapp é o 61 999-78-90-80. Nesta edição, atualizamos as mudanças no auxílio emergencial, falamos da suspensão de parcelas do Fies e de financiamento imobiliário e apresentamos as mudanças em relação à conta de luz.

Entrevistas nesta edição: presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); deputado Odair Cunha (PT-MG); Heloísa Ravagnani, médica da Sociedade Brasileira de Infectologia; André Pepitone, diretor-geral da Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica; deputado André Ferreira (PSC-PE)

Produção - Cristiane Baker e Marcos Brito

Reportagem - Verônica Lima, com colaboração de Luiz Gustavo Xavier, Sílvia Mugnatto e Cláudio Ferreira

Trabalhos técnicos - Indalécio Wanderley

Apresentação - Verônica Lima e Mauro Ceccherini

Edição - Marcio Achilles Sardi

Dia 10/06Participação política.

De repente o coronavírus virou pandemia e todos os líderes do mundo ficaram perdidos buscando a melhor forma de proteger a população. Qual a melhor estratégia? Responder a essa pergunta é a grande função da política, que deve envolver divergência, debate, troca de ideias. E como, nós, cidadãos, podemos interferir, dar nossa opinião, contribuir para as decisões que ditam os rumos da nossa vida? Descubra no 15 minutos de Cidadania, que vai falar sobre participação política.

Entrevistas nesta edição: José Moroni, do colegiado de gestão do Inesc; Raquel Fuzaro, vice-presidente da comissão dos direitos da criança e adolescente da OAB/DF; Jovita Rosa, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral; Ariel Castro Alves, ex-conselheiro do Conanda; e deputado Leonardo Monteiro (PT-MG).

Produção - Marcos Brito

Trabalhos técnicos - Indalécio Wanderley

Apresentação - Verônica Lima e Mauro Ceccherini

Edição - Marcio Achilles Sardi

- QUINTA FEIRA - 

TRILHA DAS ARTES : O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Produção – Radio Câmara

Apresentação - André Amaro.

Horário: Quinta: 08h00min.

Atrações:

Dia 04/06 - Ricardo Guilherme completa 50 anos de teatro.

Ator, dramaturgo, diretor teatral, contista, cronista, poeta, jornalista, professor universitário, Ricardo Guilherme está completando 50 anos de atuação profissional. Uma das maiores expressões culturais do Ceará, ele fala da sua carreira, do chamado Teatro Radical e do movimento teatral em Fortaleza.

Ricardo Guilherme foi um criadores do Curso Superior de Artes Cênicas da Universidade Federal do Ceará, participou de mais de 100 espetáculos em temporadas e apresentações no Brasil, na Europa, África e países das Américas e ganhou, entre outros prêmios, o de dramaturgia da Unesco, em 1987.

Na sua lista musical tem Bye Bye Brasil (Chico Buarque e Roberto Menescal), Traduzir-se (Fagner e Ferreira Gullar), Aos Nossos Filhos (Ivan Lins) e Brasil de Oliveira da Silva do Samba, de Altay Veloso e Paulo Cesar Feital, gravado por Alcione.

˜Sou uma pessoa de pensamento crítico, dialético, mas também me permito ao devir, aos rizomas, à improvisação. Penso que só se pode improvisar, transgredir, quando se tem um rigor estrutural. E isso se reflete no meu teatro. Um artista tem que estar na frente, atrás e ao lado do seu tempo˜.

Dia 11/06 - O ator Paulo Verlings assume direção em Pá de Cal.

Paulo Verlings é ator conhecido dos palcos e telas brasileiras. Na TV Globo atuou em várias novelas, entre elas “Em Família” e “Babilônia”, e nas séries “Subúrbia” de Luiz Fernando Carvalho e “Força Tarefa” de José Alvarenga.
No cinema pode ser visto nos longas “Rio, Eu Te Amo” de Fernando Meireles e Vicente Amorim; “Capitão Astúcia” de Filipe Gontijo, “Operações Especiais” de Tomaz Portela; “Tudo Acaba em Festa” de André Pellenz, “Bate Coração” de Glauber Filho e “Três Verões” de Sandra Kogut.
E no teatro, assume mais uma vez a direção na peça Pá de Cal, nova produção da sua companhia, o Teatro Independente. Com texto de Jô Bilac, a trama gira em torno da morte do membro mais jovem de uma família e de como serão terceirizadas as responsabilidades nas decisões seguintes ao trágico acontecimento.
Paulo Verlings comenta esta nova montagem e a sua experiência como ator no audiovisual, ao som de suas sugestões musicais:
Sampa (de Caetano Veloso, numa versão instrumental de Marcia Ebony e William Santos)
Outro lugar (de Helder Costa / Interpretação: Milton Nascimento)
Meu lugar (composição e interpretação de Arlindo Cruz)
Amarelo (Composição de Ermicida, Felipe Vassão e Dj Duh, com sample "Sujeito de Sorte" de Belchior / Interpretação: Emicida, Majur e Pablo Vittar)

- SEXTA FEIRA -

MULHERES DE PALAVRA : Programa voltado para as questões de gênero.

Produção - Rádio Câmara de Brasilia.

Apresentação – Verônica Lima.

Horário: Sexta : 08h00min.

Atrações:

Dia 05/06 -  Indígenas e violência.

Se o combate à violência doméstica é tarefa que enfrenta enormes desafios em condições normais, em tempos de pandemia, novos obstáculos se apresentam. Mulheres de Palavra levanta as peculiaridades deste momento, assim como as medidas tomadas para fortalecer esse enfrentamento, como um projeto de lei que classifica como essenciais os serviços de combate e prevenção à violência doméstica e a Ouvidoria das Mulheres, recém-criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público. O programa analisa ainda a situação das indígenas diante da pandemia.

Entrevistas nesta edição: Thiago Pierobom, promotor de Justiça no Distrito Federal; Major Denice Santiago, ex-comandante da Ronda Maria da Penha na Bahia; deputada Soraya Santos (PL-RJ); deputada Alice Portugal (PCdoB-BA); deputada Joênia Wapichana (Rede-RR); Astrid Bant, representante do Fundo de População da ONU no Brasil; deputada Flávia Morais (PDT-GO); Wania Pasinato, socióloga especialista em violência contra a mulher; Carlos Vinícius Ribeiro, membro-auxiliar da Presidência do Conselho Nacional do Ministério Público

Produção – Cristiane Baker e João Paulo Florêncio

Reportagens – Lara Haje, Sílvia Mugnatto e Verônica Lima

Trabalhos técnicos – Marinho Magalhães

Apresentação – Verônica Lima

Edição – Marcio Achilles Sardi

Dia 12/06 - Crianças na pandemia.

As redes sociais estão cheias de desabafos de pais e mães desesperados, que não sabem o que fazer em meio a tantas tarefas escolares e às demandas do seu próprio trabalho, da família e da casa. Será que aulas e tarefas virtuais são a melhor solução para tempos de escolas fechadas e de isolamento social? Será que essa solução é adequada a todas as idades? Mulheres de Palavra levanta esse debate e traz também um estudo sobre a produção científica brasileira, destacando a presença de mulheres em cursos de pós-graduação.

Entrevistas nesta edição: Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação; Cláudia Marcondes, psicóloga do Instituto Viva Infância Vital Didonet; deputada Tereza Nelma (PSDB-AL); deputada Leandre (PV-PR); Eva Finkler, engenheira civil Aleteia Favacho de Araújo, professora da UnB.

Produção - Marcos Brito

Locução - Val Monteiro

Trabalhos técnicos - Carlos Augusto de Paiva

Reportagens - Sílvia Mugnatto, Cláudio Ferreira e Maria Amélia Elói

Apresentação - Verônica Lima

Edição - Marcio Achilles Sardi

========================================================================================

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - 1ª EDICÃO  

EDIÇÃO DE SEGUNDA A SEXTA:

- NOTICIÁRIO DA DW  direto de Bonn na Alemanha  

- NOTICIÁRIO DA RADIO NHK  direto de Tóquio - Japão

Horário: Segunda a Sexta às 08h50min.

EDIÇÃO DE SÁBADO:

- NOTICIÁRIO DA RADIO NHK  direto de Tóquio - Japão

- NOTICIÁRIO DA RADIO AGENCIA NACIONAL direto de Brasilia

Horário: Sábados às 09h30min.

========================================================================================

PROGRAMA DA RFI PARA O BRASIL: Produção da Radio França nacional com as principais notícias internacionais.

Horário: de Segunda a Sábado: as 09h00min.                    

=====================================================================================

MANHÃ CULTURA: O melhor das orquestras,instrumental, MPB e música internacional.

Horário: de Segunda a Sexta: as 09h30min.

=====================================================================================

JORNAL É NOTICIA: Últimas notícias, previsão do tempo, esporte e muito mais. 

Apresentação: Cleber Ramos

Horário(s):  Segunda a Sexta a partir das 10h30min.

                    Aos Sábados a partir das 11h30min.

=====================================================================================

PROGRAMA ROBERTO CARLOS E COMPANHIA:  Programa que retrata a vida de um dos maiores nomes da MPB. Aqui você fica sabendo um pouco sobre a vida,carreira, parcerias e histórias do cantor mais cobiçado de todos os tempos. Músicas,curiosidades, tudo que envolve a vida e carreira da artista completo você fica sabendo aqui.

  Apresentação: Suzana Santos.

 Horário: de segunda a sexta a partir das 11h00min.

 =====================================================================================

ALMOÇANDO COM MÚSICA: Música instrumental e orquestras fazendo a trilha musical no seu horário de almoço.

Horário: Diariamente as 12h00min. 

=====================================================================================

E TEM MAIS (Podcast CNN Brasil): O Jornalismo como deve ser: simples e fácil de entender. 

Monalisa Perrone mergulha nos assuntos mais importantes do momento e te explica tudo, ao lado de especialistas, analistas e repórteres.

Horário: de segunda a sexta às 13h00min.

=====================================================================================

ABERTURA DE MERCADO (Podcast CNN Brasil): Podcast  com as principais notícias econômicas.

Apresentação: Fernando Nakagawa.

Horário: de segunda a sexta às 13h30min.

=====================================================================================

DIREITO DE TODOS: Boletim de notícias sobre os fatos mais importantes do governo federal. 

Produzido pelo Ministério Público Federal.

Horário: de segunda a sexta às 13h45min.

=====================================================================================

TARDE CULTURA: As melhores orquestras, instrumentistas, MPB e internacionais.

Horário: de segunda a sexta às 14h00min.

=====================================================================================

PROGRAMA EU , VOCÊ E A JOVEM GUARDA: Uma viagem aos anos dourados da música popular brasileira..

Apresentação: Suzana Santos.

Horário: de segunda a sexta a partir das 16h00min.

===================================================================================== 

NITRO MUSIC: O melhor do Flash Back.

Apresentação: Bia Ipsen

Horário: de segunda a sexta às 17h00min.

============================================================

CLÁSSICOS WEBRADIO CULTURA: O melhor da música fazendo a trilha sonora do seu happy hour. 

Horário: de Segunda a Sexta as 18h00min.

=====================================================================================

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - 2ª EDICÃO 

EDIÇÃO DE SEGUNDA A SEXTA:

- NOTICIÁRIO DA DW AFRICA: Direto de Bonn na Alemanha.

 - NOTICIÁRIO DA RADIO ONU: Direto de Nova York.

 - NOTICIÁRIO DA RADIO NHK: Direto de Toquio.

Horário: de Segunda a Sexta as 19h20min.

EDIÇÃO DE SÁBADO:

- NOTICIÁRIO DA RADIO NHK  direto de Tóquio - Japão

Horário: Sábados às 18h30min.

- NOTICIÁRIO DA RADIO AGENCIA NACIONAL direto de Brasilia

Horário: Sábados às 18h50min.

=====================================================================================

  ATRAÇÕES ESPECIAIS DE SEGUNDA A SEXTA NO HORÁRIO DAS 20h00min.

 =====================================================================================

*** SEGUNDA***

RODA DE CHORO: Programa semanal com repertório variado para os amantes do estilo.

Produção e Apresentação : Ruy Godinho

Horário:Segunda: as 20h00min.

Atrações:

Dia 01/06 - Raízes do Choro.

Roda de Choro mostra o CD Raízes do Choro, com uma seleção que contempla preciosidades do gênero, disponíveis no acervo da gravadora BMG, que teve pesquisa e seleção de repertório feitas por Carlos Sion, lançado em 2003. Confira 13 obras compostas por Pixinguinha, Radamés Ganattali, Guio de Moraes, Álvaro Sandim, Jacob do Bandolim e Altamiro Carrilho, interpretadas por Canhoto e Seu Regional, Conjunto Galo Preto, Pixinguinha & Benedito Lacerda e Jacob do Bandolim.

Acerta o passo (Pixinguinha e Benedito Lacerda), com Pixinguinha e Benedito Lacerda

Ainda me recordo (Pixinguinha e Benedito Lacerda), com Pixinguinha e Benedito Lacerda

Pitoresco (Guio de Moraes), com Canhoto e Seu Regional

Fogo na Roupa (Altamiro Carrilho e Ari Duarte), com Canhoto e Seu Regional

Conversa Mole (Radamés Gnattali), com Canhoto e Seu Regional

Flor de Abacate (Álvaro Sandim), com Jacob do Bandolim

Gostosinho (de Jacob do Bandolim), com Jacob do Bandolim

Chorando (de Jacob do Bandolim), com Jacob do Bandolim

Atlântico (Ernesto Nazareth), com Deo Rian

Myosótis (Ernesto Nazareth), com Deo Rian

Mesquitinha (Ernesto Nazareth), com Deo Rian

Estou voltando (Pixinguinha, Donga, João Pernambuco), com Conjunto Galo Preto

Desprezado (Pixinguinha), com Conjunto Galo Preto

Dia 08/06 - Canhoto da Paraíba.

Roda de Choro apresenta o CD “Pisando em Brasa”, do violonista e compositor Canhoto da Paraíba, nascido em Princesa Isabel, interior da Paraíba, em 9 de março de 1926. Lançado em 1993, pelo selo Kuarup, o álbum traz uma seleção primorosa de 12 obras compostas e interpretadas por este virtuose violonista.

Pisando em Brasa (Canhoto da Paraíba), com Canhoto da Paraíba e outros

Tá quentinho (Canhoto da Paraíba), com Canhoto da Paraíba e outros

Reencontro com Paulinho (Canhoto da Paraíba), com Canhoto da Paraíba e outros

Memórias de Sebastião Malta (Canhoto da Paraíba), com Canhoto da Paraíba e outros

Lá Vai barreira (Canhoto da Paraíba), com Canhoto da Paraíba e outros

Lourdinha (Canhoto da Paraíba), com Canhoto da Paraíba e outros

Escadaria (Canhoto da Paraíba), com Canhoto da Paraíba e outros

Ilha de Santo Aleixo (Canhoto da Paraíba), com Canhoto da Paraíba e outros

===============================================================================================

*** TERÇA***

CONCERTOS DEUTSCHE WELLE: Um programa da Rádio Internacional da Alemanha. 

Horário:Terça as 20h00min.

Atrações:

Dia 02/06 - Pianista e compositor Daniil Trifonov é o destaque do Concertos Deutsche Welle.

O Concertos Deutsche Welle destaca um dos pianistas mais célebres da atualidade, que também vem chamando a atenção como compositor: o russo Daniil Trifonov. Ele se juntou à Orquestra Sinfônica de Bamberg em uma apresentação durante o Festival de Música de Rheingau, de 2019. 

Seja Mozart, Beethoven, Mendelssohn ou Schumann, os compositores que também eram intérpretes comumente interpretavam suas próprias obras nas estreias. Mesmo sendo um pouco menos frequente hoje em dia, essa tradição ainda se mantém em alguns momentos. Foi o que ocorreu com a obra de destaque do programa, composta e interpretada por um dos pianistas mais importantes do mundo.

Segundo o maestro  Jakub Hrusa, a característica mais marcante deste jovem e promissor compositor e pianista é a autenticidade. É como se a maneira como ele compõe e interpreta as obras revelasse exatamente como ele realmente é.  

Esta personalidade de Daniil Trifonov se reflete em seu concerto para piano, uma obra com fortes características russas e ecos de Rachmaninov, Prokofiev e Scriabin, toques da música romântica, mas com a uma assinatura muito pessoal. A obra foi apresentada pela primeira vez em 23 de abril de 2014, sob encomenda do Cleveland Institute of Music, nos EUA. 

Dia 09/06 - Festival de Música de Rheingau está no Concertos Deutsche Welle.

Confira mais um Concertos Deutsche Welle, a emissora pública internacional da Alemanha. O programa segue com a edição mais recente do Festival de Música de Rheingau, com destaque para o Poema Sinfônico Minha Patria, de Smetana.
Você consegue imaginar uma comunidade em que 10% dos cidadãos sejam assinantes de séries de concertos da orquestra local? Ou onde, em média, cada cidadão visita um concerto dessa orquestra por ano? Essa é a cidade de Bamberg, na Alemanha. Além de manter o público local feliz, a Sinfônica de Bamberg também é uma das orquestras mais visitadas da Alemanha, tendo dado, em seus setenta anos de história, mais de 7000 concertos em mais de 500 cidades em 63 países. Ela foi fundada em 1946 por ex-membros da orquestra filarmônica alemã de Praga e outros refugiados alemães que tiveram que fugir de suas terras depois da Segunda Guerra Mundial. 
Com uma incrível trajetória artística, a Sinfônica de Bamberg apresentou, durante a edição mais recente do  Festival de Música de Rheingau, a composição de Smetana, Ma Vlast, ou Minha Pátria, uma obra que, segundo o maestro Jakub Hrusa, traz uma mensagem positiva que contrasta com o que o compositor estava vivendo na época. Smetana já estava totalmente surdo, na ocasião, e abandonado pela maioria das pessoas que antes o respeitavam. 
Minha Pátria, de Smetana, consiste em seis poemas sinfônicos - na maioria das vezes executados individualmente, mas hoje em dia cada vez mais também como um ciclo. A obra foi apresentada pela Orquestra Sinfônica de Bamberg, sob a regência de Jakub Hrusa,durante a edição mais recente do Festival de Música de Rheingau, na Alemanha, que ocorreu em 16 de julho de 2019. 

=============================================================================================

*** QUARTA***

JAZZ LIVRE :  O programa de jazz e música instrumental da Rádio MEC.

Apresentação: Sidney Ferreira

Produção: Carlos Soca

Seleção Musical: Thiago Regotto e Cacá Santiago

Roteiro e Coordenação de produção: Rodrigo Soprana

Horário: Quarta as 20h00min.

Atrações:

Dia 03/06 - Ouça Badi Assad no Jazz Livre.

Badi Assad começou seus estudos musicais no piano e aos catorze anos passou para o violão.

Aos 19 anos, ela ganhou o prêmio de Melhor Violonista Brasileira do ‘Concurso Internacional Villa-Lobos’, no Rio de Janeiro.

Com formação clássica, Badi Assad recebeu inúmeros prêmios internacionais em sua carreira. Ela entrou na lista dos setenta mestres do violão e guitarra da história brasileira, pela revista Rolling Stones/BR.

Dia 10/06 - J.J. Thames está no Jazz Livre!

O Mississipi Delta Blues Festival teve sua primeira edição realizada no Rio de Janeiro no ano de 2019. O evento, realizado originalmente em Caxias do Sul, estreou na capital carioca com diversas apresentações memoráveis.
A Rádio MEC esteve presente mais uma vez e fez a transmissão ao vivo dos shows no bairro da Gamboa.
Relembre neste Jazz Livre a apresentação da cantora americana de soul e blues J.J. Thames, que realizou uma apresentação poderosa em um dos palcos do evento.

==========================================================================

*** QUINTA***

SAUDADE: Programa que recorda as grandes vozes,nacionais e internacionais, que já partiram.

Horário: Quinta as 20h00min.

Atrações:

Dia 21/05 - Moraes Moreira

Dia 28/05 - Kenny Rogers

Dia 04/06 - Christophe

Dia 11/06 - Emilio Santiago

Dia 18/06Miles Davis

Dia 25/06 - Vander Lee

=============================================================================

** SEXTA***

CENA INSTRUMENTAL: A música instrumental nas ondas da Rádio MEC.

Produção: TV Brasil

Apresentação: Bia Aparecida.

Horário: Sexta as 20h00min.

Atrações:

Dia 05/06 - Victor Biglione é o convidado do Cena Instrumental.

Nesta semana o Cena Instrumental traz o guitarrista, compositor e arranjador Victor Biglione, o músico apresenta obras dos seus 40 anos de carreira. 

O programa é uma produção da TV Brasil, e a cada semana traz músicas e entrevistas com artistas consagrados e também artistas da nova geração que mesmo com pouco tempo de estrada já se destacam no cenário musical.

Apresentação de Bia Aparecida. 

Confira o repertório:

1 - People Makes The World Go Round (The Stylistics)

2 - Fotografia (Tom Jobim)

3 - Povo (Freddie Hubbard)

4 - Água De Beber (Tom Jobim)

5 - Take Five (Paul Desmond)

6 - Abraço No Bonfá (João Gilberto)

7 - Por Una Cabeça (Carlos Gardel / Alfredo Lepera)

Dia 12/06 - Daniela Spielmann é a atração do Cena Instrumental.

O Cena Instrumental desta semana traz a saxofonista Daniela Spielmann.

No programa a, artista apresenta músicas do seu primeiro disco solo e conta sobre seus 20 anos de carreira. 

Confira o repertório:

1- "Raxin" (Daniela Spielmann);

2- "Amigos Eternos" (Daniela Spielmann);

3- "Xanxan" (Daniela Spielmann);

4- "Pro Digão" (Daniela Spielmann);

5- "Lobo Guará" (Daniela Spielmann);

6- "No rastro" (Daniela Spielmann);

7- "220v" (Daniela Spielmann);

8- "Seu Silva" (Daniela Spielmann);

9- "Bijuzinho" (Daniela Spielmann);

10- "Homenagem ao Malandro" (Chico Buarque)

========================================================================================

VIAGEM PELO MUNDO DA MÚSICA:  A cada viagem uma trilha musical surpreendente. 

Horário: de Segunda a Sexta as 21h00min.

Atrações: 

Dia 01/06 - Mark Knopfler.

Músicas:

1) What it is 

2) Sailing to Philadelphia 

3) Who's your baby now 

4) Baloney again 

5) The last laugh 

6) Silvertown blues 

7) El Macho 

8) Prairie wedding 

9) Wanderlust

10) Speedway at Nazareth 

11) Junkie doll 

12) Sands of Nevada 

13) One more matinee 

Dia 02/06 - Agnaldo Rayol.

Dia 03/06 - Luiz Ayrão.

Dia 04/06 - Gal Costa.

Dia 05/06 - Tamara.

=====================================================================================

MÚSICA E POESIA:  Muita emoção na sua noite.

Apresentação: Everson Azambuja.

Horário: de Segunda a Sexta as 22h00min.

=====================================================================================

A HORA DE AMAR:  Seu coração vai bater mais forte com o melhor das músicas românticas nacionais e internacionais.  

Apresentação: Paulinha Mix

Horário: De segunda a sexta as 23h00min. 

========================================================================================

  PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO

========================================================================================

LOVE TIME: Programa que apresenta sucessos românticos dos anos 70, 80, 90 e atuais além dos quadros: toque do coração, de coração para coração e a tradução.

Apresentação: Mauro Vitulo

Horário: Diariamente a partir das 00h00min. 

========================================================================================

SEMPRE AMIGOS: O programa tem a apresentação de dois grandes amigos do rádio: Edelson Moura e Márcia Ferreira. É a alegria tomando conta do seu rádio que vai encantar você. 

Horário: Sábado a partir das 04h00min.

========================================================================================

PROSA RURAL: O programa de Rádio da Embrapa.

Horário: Sábado às 06h00min.

Assuntos abordados:

Dia 30/05 Produtos alimentícios saudáveis produzidos com pinhão.

O Prosa Rural desta semana fala sobre os benefícios do pinhão para a saúde humana e os variados subprodutos dele originados, como a pré-mistura para bolos e salgadinhos. O pinhão, que é a semente da araucária, é apresentado como um alimento funcional, com possibilidades para as agroindústrias, e uma alternativa para os celíacos, por não conter glúten. Participam do programa, as pesquisadoras Cristinae Helm e Rossana Catiê Bueno de Godoy, ambas da Embrapa Florestas, e o pesquisador Carlos Pier, da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Para saber mais, não perca o Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa!

=========================================================================================

VIVA A VIDA: Programa semanal, com 15 minutos de duração, e é transmitido gratuitamente por quase 3.000 emissoras no país inteiro. O Programa Viva a Vida veicula temas sobre saúde, nutrição, educação, direitos, organização comunitária e outros de interesse desse público. Em atenção às diferenças regionais, o programa é gravado em dois locais distintos: em Curitiba/PR, para o Sul, Sudeste e Centro-oeste; em Teresina/PI, para o Norte e Nordeste. As matrizes e distribuição dos programas são feitas em Curitiba, no estúdio de áudio da Pastoral da Criança.

 Horário: Sábado às 06h15min.

 Assuntos abordados:

Dia 23/05 -  Alimentos ricos em proteínas e ferro.

Dia 30/05 -  A importância de brincar sem brinquedo.

Dia 06/06 -  Alimentação complementar para menores de 2 anos.

Dia 13/06 -  Produtos químicos na gestação.

Dia 20/06 -  Como superar o estresse na infância.

Dia 27/06 -  Porque ser voluntário na Pastoral da Criança.

 =======================================================================================

SALÃO VERDE: Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Apresentação – Paula Bittar e José Carlos Oliveira.

Produção – Lucélia Cristina

Horário: Sábado ás 06h30min

Atrações:

Dia 30/05 -  Pandêmico dia mundial do meio ambiente.

Desde 1972, quando 5 de junho foi estabelecido como dia mundial do meio ambiente, o planeta não vivia uma pandemia tão grave. Salão Verde resume o impacto dos ecossistemas desequilibrados na propagação dos vírus em geral e traz algumas das lições e das ações concretas para o enfrentamento do novo coronavírus do ponto de vista socioambiental. No quadro “Tá lá na lei”, conheça a nova legislação que ampliou o prazo para as prefeituras aplicarem um Plano de Mobilidade Urbana que efetivamente contemple a redução da poluição atmosférica. O programa ainda destaca a polêmica tentativa do governo de simplificar as regras ambientais durante a pandemia e as propostas recentemente aprovadas pela Câmara dos Deputados para a prevenção de novas tragédias em barragens – como as de Mariana-MG e Brumadinho-MG – e a proteção de indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais diante do coronavírus.

Entrevistados nesta edição: Fernando Spilki, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia; Eliane Bicudo, consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia; Ana Cláudia Franco, especialista em microbiologia ambiental e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Francisco de Assis, chefe da previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia; Maria Lúcia Guardani, gerente de qualidade de ar da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo; e deputados Joenia Wapichana (Rede-RR), Professora Rosa Neide (PT-MT), Enrico Misasi (PV-SP) e Gustavo Fruet (PDT-PR).

Produção – Lucélia Cristina

Apresentação e edição – José Carlos Oliveira

========================================================================================

PROGRAMA ENTÃO FOI ASSIM: O Então foi Assim? Desvenda os segredos e emoções e situações vivenciadas pelos autores e compositores de músicas que marcaram época no Brasil.

Por intermédio de entrevistas realizadas com centenas de músicos brasileiros o programa desvela as particularidades do processo criativo.

Apresentação: Ruy Godinho.

Horário: Sábado as 07h00min

========================================================================================

ESCALA BRASILEIRA: (03 blocos) Programa de música e entrevistas com grandes músicos brasileiros.

Produção: Rádio Senado de Brasília.

Horário: Sábado às 08h00min. 

Atrações:

Dia 30/05 -  Fabienne Magnant, violeira e compositora.

Fabienne Magnant é Francesa, mas toca a viola caipira como poucos nativos da Pindorama. Isso tudo sem falar português, língua essa que considera percussiva. Ela conta o que a atraiu: “Foi a liberdade de expressão da cultura brasileira; a cultura musical em nome da criação da fusão que me inspirou à composição”. A tradução é de Marluci Ribeiro.

Ouviremos: Temps Mort; Aquática; Sanza; Nordestine; Um, Deux, Toi; Iberique e Clin D’oleil, Baião Cansado, Pixaim e Bate-Coxa.

========================================================================================

PROGRAMA DA RFI PARA O BRASIL: Produção da Radio França Nacional com as principais notícias internacionais.

Horário: de Segunda a Sábado: as 09h00min. 

========================================================================================

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - 1ª EDICÃO  

- NOTICIÁRIO DA RADIO NHK  direto de Tóquio - Japão.

Horário: Sábados às 09h30min.

- NOTICIÁRIO DA RADIO AGENCIA NACIONAL direto de Brasilia.

Horário: Sábados às 09h50min.

========================================================================================

CULTURA BRASIL: As grandes vozes e composições da MPB. 

 Horário: Sábado às 10h00min.

========================================================================================

JORNAL É NOTICIA: Últimas notícias, previsão do tempo, esporte e muito mais. 

 Apresentação: Cleber Ramos

Horário(s):  Segunda a sexta a partir das 10h30min.

                    Aos Sábados a partir das 11h30min.

 =====================================================================================

ALMOÇANDO COM MÚSICA: Música instrumental e orquestras fazendo a trilha musical no seu horário de almoço.

Horário:  Horário: Diariamente as 12h00min.

========================================================================================

A MÚSICA DO CINEMA: A magia da trilha sonora da sétima arte. 

 Horário: Sábado as 14h00min.

Atrações:

Dia 23/05 - Trilha do Filme  "007 Nunca Mais Outra Vez" do ano de 1983.

Dia 30/05 - Trilha do Filme  "A Estrada" do ano de 2009.

Dia 06/06 - Trilha do Filme  "A Chegada" do ano de 2016.

Dia 13/06 - Trilha do Filme  "A Forma da Água" do ano de 2017.

Dia 20/06 - Trilha do Filme  "A Fraternidade é Vermelha" do ano de 1994.

Dia 27/06 - Trilha do Filme  "A Fortaleza Infernal" do ano de 1997.

========================================================================================

TELETEMAS: A trilha sonora das novelas e minisséries. 

 Horário: Sábado as 15h00min.

Atrações:

Dia 23/05 - Trilha Nacional da novela "A Gata Comeu" do ano de 1985.

Dia 30/05 - Trilha Internacional da novela "Amor a Vida" do ano de 2013.

Dia 06/06 - Trilha Nacional da novela "A Viagem" do ano de 1994.

Dia 13/06 - Trilha Internacional da novela "Carinhoso" do ano de 1973.

Dia 20/06 - Trilha Nacional da novela " Brilhante" do ano de 1981.

Dia 27/06 - Trilha Internacional da novela "Corpo Santo" do ano de 1987.

===================================================================================

DUPLEX MUSICAL : Em cada edição a presença de dois grandes intérpretes da música nacional e internacional apresentando um duplex musical.

Horário: Sábado as 16h00min.

Atrações:

Dia 23/05 - Fafa de Belém e Maysa.

Dia 30/05 -  Adriana Ribeiro e Amy Belle.

Dia 06/06 - Claudia Cunha e Ana Gabriel.

Dia 13/06 - Alcione e Carpenters.

Dia 20/06 - Biafra e Bee Gees.

Dia 27/06 - Angela Maria  e Grupo Chicago.

========================================================================================

TOP BRASIL: O melhor do Pop Rock nacional em sua rádio..

Apresentação: Hariel D avila.

Horário: Sábado às 17h30min.

============================================================================================

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - 2ª EDICÃO  

- NOTICIÁRIO DA RADIO NHK  direto de Tóquio - Japão.

- NOTICIÁRIO DA RADIO AGENCIA NACIONAL direto de Brasilia.

Horário: Sábados às 18h30min.

============================================================================================

ESPECIAL ROBERTO CARLOS: Uma viagem pela discografia de um dos maiores nomes da MPB. 

 Horário: Sábado as 19h00min.

========================================================================================

SUCESSOS DA MÚSICA ITALIANA E FRANCESA: Os eternos sucessos e o novos talentos do gênero.

Horário: Sábado às 20h00min

========================================================================================

IMPROVISO: O Jazz do Brasil.

Produção: Rádio Senado de Brasília.

Horário: Sábado às 21h00min.

Atrações:

Dia 23/05 - Dick Farney / Nilson Matta.

A famosa praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, é homenageada no Improviso desta noite por Dick Farney e Nilson Matta. Dick Farney cantou a Princesinha do Mar no final dos anos 50. Era a voz do moderno samba canção que evoluiu para a bossa nova. Ele vinha, também do jazz. Já Nilson Matta é o baixista paulista que encontrou o samba jazz naquele bairro do Rio, antes de ir morar nos Estados Unidos. Foi lá que ele compôs o tema Copacabana, que dá título a seu álbum gravado em 2010 para o selo americano Zoho, que você ouvirá, com exclusividade, no seu Improviso. O Improviso tem produção e apresentação de Flavio de Mattos.

Dia 30/05 - Jobim Jazz.

Violonista, arranjador e pesquisador da música brasileira, o maestro Mario Adnet debruçou-se sobre a obra do maestro maior Antonio Carlos Jobim e produziu um dos mais importantes songbooks jobinianos. Adnet convocou alguns dos melhores músicos brasileiros para esta homenagem, um songbook instrumental, em clave de jazz, da obra de Tom Jobim. Primeiro de uma séria, o álbum Jobim Jazz, foi publicado em 2006 pelo selo Biscoito Fino. Em 2011, Mario Adnet recolheu outras peças da obra de Tom Jobim e editou o Mais Jobim Jazz. Em sua seleção, o maestro Adnet buscou escolher não apenas as canções mais famosas de Jobim, mas incluir também alguns temas esquecidos, de álbuns menos conhecidos do maior compositor da música brasileira. O resultado você confere no Improviso desta semana, já sabendo que ficou sensacional. Você vai ouvir também o próprio Tom Jobim, com sua banda e a participação especial de Gal Costa, em peças do álbum Rio Revisited, gravado ao vivo em 1987, em Los Angeles. O Improviso tem produção e apresentação de Flavio de Mattos. 

Seleção

1 - Tema Jazz

2 - Ai Quem me Dera            

3 - Two Kites

4 - O Homem

5 - Água De Beber

6 - Domingo Sincopado

7 - Wave

8 - Sue Ann

9 - Chega De Saudade

10 - Surfboard

11 - Águas De Março            

12 - Samba De Soho

13 - Samba de Maria Luiza

14 - Samba Do Avião?

=======================================================================================

ALMA BLUES:  O ritmo forte, nota por nota, na batida do coração. Um som cheio de sentimento, a flor da pele. O som da alma negra.

Produção: Rádio Câmara FM de Brasília.

Apresentação - Jussara Mendonça. 

Horário: Sábado às 22h00min.

Atrações:

Dia 23/05 - Robert Lockwood Jr. é o destaque do Alma Blues.

O Alma Blues traz o lendário compositor, guitarrista e cantor Robert Lockwood Jr.

O programa apresenta os temas do álbum "I Got to Find me a Woman", lançado em 1998, com participações de Joe Louis Walker e B.B. King.

Robert Lockwood Jr. nasceu em março de 1915 e faleceu em novembro de 2006.   

Dia 30/05 - Alma Blues destaca os Rolling Stones.

O Alma Blues  traz a banda de rock inglesa Rolling Stones!

O programa destaca o celebrado disco "Blue & Lonesome", lançado em 2016, com temas antológicos dos Bluesmen: "Little Walter", "Willie Dixon", "Howlin' Wolf", "Jimmy Reed".  

=================================================================

MÚSICA E MÚSICOS DO BRASIL: Produção que destaca obras destes grandes dois nomes da música brasileira.

Produção: Radio MEC

Horário: Sábado às 23h00min

Atrações:

Dia 23/05 - Conheça o CD "Caboclo", novo trabalho do Quinta Essentia Quarteto.

O Música e Músicos do Brasil traz o CD "Caboclo", novo trabalho do Quinta Essentia Quarteto inteiramente dedicado à música brasileira. 

Tido como o principal representante da flauta doce no Brasil, o Quinta Essentia Quarteto é formado pelos instrumentistas Francielle Paixão, Pedro Ribeirão, Renata Pereira e Gustavo de Francisco (estes dois últimos estão no grupo desde a sua criação, em 2006).  

Nestes quase 15 anos de existência, o grupo já pode ser considerado um dos principais conjuntos brasileiros de câmara da atualidade, com mais de 300 concertos no Brasil e no exterior, além de prêmios e participações em alguns dos principais eventos e festivais de música do mundo. O Quinta Essentia possui uma discografia bem vasta, abordando compositores com nacionalidades, estilos e períodos diversos, desde a Música antiga até os dias atuais. 

No programa, vamos conhecer o trabalho mais recente do Quinta Essentia Quarteto: o CD “Caboclo”, com obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Tim Rescala, Guerra-Peixe e Daniel Wolff. 

Além disso, como será o aniversário de 455 anos da cidade do Rio de Janeiro, o programa separou uma obra inspirada na Cidade Maravilhosa: "Paisagens Cariocas", de Oswaldo Carvalho, interpretada pelo Duo Santoro.

Dia 30/05 - Obras de Guinga, no Música e Músicos do Brasil.

O Música e Músicos do Brasil  destaca a vida e obra do compositor Guinga, um dos homenageados na sexta edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira de Campinas.

O compositor e violonista brasileiro Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar, mais conhecido como Guinga, é tido como um dos músicos brasileiros mais importantes da atualidade, e um dos poucos que consegue romper, com maestria, as barreiras da música clássica e popular. Ele já atuou ao lado de nomes como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, João Nogueira e Cartola. E, como compositor, já teve obras gravadas por Elis Regina, Michel Legrand, Chico Buarque, Ivan Lins, entre tantos outros. Juntamente com o compositor Ernani Aguiar (de quem falamos no último programa), Guinga foi o homenageado nesta sexta edição do FMCB, que ocorreu em março de 2019 na cidade de Campinas.

O programa traz um pouco do vasto repertório de Guinga, de vai desde obras para canto e violão (interpretadas por Mônica Salmaso e Guinga) até composições para grande orquestra (que foram interpretadas durante o concerto de encerramento pela Orquestra Sinfônica de Campinas).

========================================================================================

  PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO

====================================================================================

 LOVE TIME:  Programa que apresenta sucessos românticos dos anos 70, 80, 90 e atuais além dos quadros: toque do coração, de coração para coração e a tradução.

 Apresentação: Mauro Vitulo

 Horário: Diariamente a partir das 00h00min

====================================================================================

CULTURA NA MADRUGADA: Uma seleção musical super especial.  

 Horário: Domingo a partir das 04h00min.

====================================================================================

BRASIL REGIONAL: Descobrindo os sons do Brasil.Produção Rádio Senado de Brasília.

 Produção e apresentação: Deraldo Goulart.  

 Horário: Domingo à 06h00min.

Atrações:

Dia 24/05 - João Ferreira.

O violonista João Ferreira vem de família com tradição musical

Maria das Mercedes com Chico Chagas, Bole-Bole com Zé da Velha e Silvério Pontes, Oh, Bela com Marcos França, Choro de Tartaruga com  Tiago Tunes, Brower e Quem fala de mim com João Ferreira, O Caipira de Gravata com Zé Mulato e Cassiano, Catira Ás de Ouro com Ás de Ouro e Cordestinos com Nicolas Krassik.

Dia 31/05 - Cacai Nunes.

Cacai Nunes é um garimpeiro de sons aqueles passados de boca em boca

Vassourinhas/Fogão com Quarteto de Trombones da Paraíba, Ginga das Palmas com Roberto Marques, Brasileirinho/Tico Tico no Fubá com César do Acordeon, Mestres do Baião com Beto Preah, Lobo Guarânia e Sopro com Cacai Nunes, Boi de Pindaré com A 4 Vozes, Boi de Terreiro com Antonio Pereira e Siriri com Camerata Caipira.

=====================================================================================

AUTORES E LIVROS : Revista literária com entrevistas com autores, poesias, dicas de livros e também notícias sobre o mundo da literatura e as últimas publicações do Senado Federal.

Apresentação: Marco Antônio Reis

Entrevistas: Margarida Patriota

Produção: Anderson Mendanha e Ana Beatriz Santos

Horário: Domingo à 07h00min.

Atrações:

Dia 24/05 - Em tempos sem futebol, livros matam saudade do torcedor.

Autores e Livros sugere obras para quem está com saudade do futebol, que está com campeonatos paralisados no Brasil e no exterior. Marco Antonio Reis e o jornalista Rodrigo Resende conversam sobre livros que contam momentos importantes do esporte mais popular do país, com espaço também para a ficção. 

A entrevista do programa também é sobre o futebol: a bola é o tema central de crônicas reunidas no livro “Os nomes do Rosa”, de Marcelo Torres. Autores e Livros traz ainda uma pequena homenagem à poeta Olga Savary, que morreu no dia 15 de maio.

Autores presentes no programa:

Paulo Perdigão, João Máximo, Marcos de Castro, Sérgio Rodrigues, Sérgio Sant’anna, Olga Savary e Marcelo Torres.

Dia 31/05 -  Letra de música é literatura?

O bate-papo de quarentena do Autores e Livros discute se as letras das canções populares podem ser consideradas poesia. O Nobel de Literatura já reconheceu isso ao premiar Bob Dylan em 2016. A conversa reuniu uma parte da turma que faz o Autores e Livros: Marco Antonio Reis, Anderson Mendanha, Marluci Ribeiro e Ana Beatriz Santos.

O programa também presta homenagem a Sérgio Sant’anna,falecido no dia 10 de maio, com a leitura de trechos da sua obra.

Autores presentes no programa:

Bob Dylan, Aldir Blanc, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Cacaso e Sérgio Sant’anna.

=====================================================================================

TERRA E GENTE : Produção EMATER - RS

Horário: Domingo as 07h30min.

=====================================================================================

MÚSICA LATINO AMERICANA: Os grandes nomes da música latina.

 Horário: Domingo às 08h00min.

=====================================================================================

 CULTURA INSTRUMENTAL: O melhor da música instrumental. 

Horário: Domingo as 0900min.

==============================================================================

MÚSICA INTERNACIONAL:  Os grandes nomes da música internacional.

Horário: Domingo às 10h00min.

=====================================================================================

ALMOÇANDO COM MÚSICA: Música instrumental e orquestras fazendo a trilha musical no seu horário de almoço.

 Horário: Diariamente as 12h00min.

=====================================================================================

SÓ SUCESSOS:  Os grandes sucessos da música que estão ou estiveram nas paradas de sucesso do Brasil e do Mundo.  

Horário: Domingo: as 14h00min.

=========================================================================================

SAMBA DA MINHA TERRA : Acompanhe a riqueza poética e melódica do ritmo mais popular do Brasil. Quadros especiais destacam as letras mais requintadas, inovadoras ou significativas, as entrevistas históricas e os espaços dedicados ao samba em todo o país.

Apresentação e pesquisa – José Carlos Oliveira

Sonoplastia – Tony Ribeiro

Produção: Rádio Câmara de Brasília

Horário: Domingo: as 18h00min.

Dia 24/05 - Antônio Carlos e Jocafi.

Com de 50 anos de estrada, a dupla Antônio Carlos e Jocafi desembarca com seus sucessos em Samba da Minha Terra. Relembre a trajetória desses baianos revelados pelos festivais musicais dos anos 70 e aplaudidos internacionalmente. O samba “Você abusou”, por exemplo, ganhou versões de bossa-nova, axé-music e pagode, sem falar das versões em ritmo de salsa cubana, balada francesa e coro de Stevie Wonder com a plateia do Rock’n Rio de 2011. O programa mostra os sambas de Antônio Carlos e Jocafi que grudaram nas telinhas do cinema, no mercado fonográfico e principalmente em nossos ouvidos e memória.

Músicas:

Você abusou (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Minhas razões (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Toró de lágrimas (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Dona Flor e seus dois maridos (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Catendê (Antônio Carlos, Jocafi e Ildázio Tavares), com Maria Creuza

Desacato (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Nort West (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Mudei de ideia (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Terceiro ato/Romance teatral (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Teresa Batista (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Glorioso Santo Antônio (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Diacho de dor (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Você abusou (Antônio Carlos e Jocafi), com Jorge Aragão; Maria Creuza, Vinícius de Moraes e Toquinho; Daniela Mercury; Pauline Croze; Stevie Wonder; Célia Cruz e Willie Colón

Dona da casa (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Presepada (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Fraqueza (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Nego me chamou de imbecil (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Teimosa (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Conceição da praia (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Apresentação e pesquisa – José Carlos Oliveira

Sonoplastia – Tony Ribeiro

Dia 31/05 - Tantinho da Mangueira.

Criador, testemunha, partícipe e pesquisador dos versos e batuques ouvidos nos becos, vielas e ladeiras do Morro da Mangueira, Devani Ferreira se transformou em figura emblemática do samba de raiz. Com apenas 13 anos de idade, o moleque já figurava na ala de compositores da “Estação Primeira”. Tietou Cartola, Nelson Cavaquinho e Nelson Sargento. Foi quase um filho adotivo da “eterna primeira-dama verde-rosa”, Dona Neuma. Dividiu vocais com Jamelão. E, se não bastasse, ainda resgatou sambas e compositores desconhecidos para retratar o cotidiano das favelas. Devani Ferreira viveu 72 anos, sempre foi conhecido como Tantinho da Mangueira, nos deixou em 12 de abril e ainda exala no ar um “tantão” de saudade.

MÚSICAS

Estou vivendo na floresta (Babaú e Chiquinho Modesto), com Tantinho da Mangueira

Favela (Jorginho Pessanha e Padeirinho), com Tantinho da Mangueira

Eu vou subir, tia (Manoel Ramos), com Tantinho da Mangueira

Fofoca no morro (Padeirinho), com Tantinho da Mangueira

Vem rompendo o dia (Tantinho da Mangueira e Xangô da Mangueira), com Tantinho da Mangueira

Dá licença que eu quero passar (Tantinho da Mangueira e Broto), com Tantinho da Mangueira

O bobo do rei (Tantinho da Mangueira e Broto), com Tantinho da Mangueira

Boa noite (Enéas Brites e Aluísio Costa), com Tantinho da Mangueira

Pranto do poeta (Hélio Cabral), com Tantinho da Mangueira

Paranapanã, o segredo do amor (Tantinho da Mangueira e Jair da Mangueira), com Tantinho da Mangueira (GRES Mangueira – 1977)

Neuma (Tantinho da Mangueira), idem

Meu segredo (Tantinho da Mangueira, Cícero dos Santos e Hélio Turco), com Tantinho da Mangueira

Episódio (Tantinho da Mangueira e Djalma Baiano), com Tantinho da Mangueira

Sofrer como eu já sofri (Tantinho da Mangueira e Pelado), com Tantinho da Mangueira

Pesca do dourado (Tantinho da Mangueira), idem

Continente negreiro (Nelson Sargento e Marreta), com Tantinho da Mangueira

Pobre milionária (Nelson Sargento), com Tantinho da Mangueira e Nelson Sargento

Meu amor já foi embora (Cartola), com Tantinho da Mangueira

A voz do morro (Geraldo Pereira e Moreira da Silva), com Tantinho da Mangueira

Azul anil (autor desconhecido), com Tantinho da Mangueira

Apresentação e pesquisa - José Carlos Oliveira

Sonoplastia - Tony Ribeiro

==========================================================================================

MÚSICA SIMPLESMENTE: Programa que atende o intérprete solicitado pelo internauta através do e-mail da emissora e das redes sociais da emissora. 

Horário: Domingo as 19h00min.

Atrações:

Dia 24/05 - Tania Alves

Dia 31/05 - Matt Monro.

==========================================================================================

APLAUSO:  O Programa que traz o perfil de um artista da MPB. Produção Rádio Câmara de Brasília.

 Apresentação e direção - Carmen Delpino

 Coordenação - Mônica Montenegro.

 Produção - Melissa Barbosa.

 Horário: Domingo as 20h00min. 

 Atrações:

Dia 24/05 - Músicas leves e solares da dupla Antonio Adolfo e Tibério Gaspar vão parar em disco com Leila Pinheiro.

“Sá Marina” e “Teletema” são algumas das músicas mais conhecidas da dupla Antonio Adolfo e Tibério Gaspar. Mas os dois criaram muito mais: 54 canções, entre 1967 e 1970. Parte desse repertório foi parar no disco Vamos Partir Pro Mundo, assunto desta edição do programa Aplauso.

 A jornalista Carmen Delpino conversa com o músico Antonio Adolfo que preparou arranjos novinhos em folha para 15 canções dele e de Tibério Gaspar, ajustadas para a voz e para o estilo de Leila Pinheiro. A cantora será entrevistada, na semana que vem, também sobre o projeto Vamos Partir Pro Mundo. Nas duas edições, músicas leves e solares: um respiro nesses tempos difíceis de pandemia e isolamento social.

Músicas utilizadas:

O Dono do Mundo (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) - Leila Pinheiro

Glória, Glorinha (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) - Leila Pinheiro

Cláudia (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) - Leila Pinheiro

Sá Marina (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) - Leila Pinheiro

Vamos Partir Pro Mundo (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) - Leila Pinheiro

Teletema (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar ) - Leila Pinheiro

Domingo Azul (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) - Leila Pinheiro

Alegria de Carnaval (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) - Leila Pinheiro

Caminhada (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) - Leila Pinheiro

Giro (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) - Leila Pinheiro

Sonoplastia: Leandro Gregorine

Produção: Caio Guedes

Direção e apresentação: Carmen Delpino

Dia 31/05 - Leila Pinheiro parte para o mundo em boa companhia.

A cantora Leila Pinheiro empresta sua voz para celebrar a dupla Antonio Adolfo & Tibério Gaspar, no álbum Vamos Partir Pro Mundo. Nesta segunda parte do programa Aplauso sobre o disco, Leila Pinheiro revela suas impressões sobre esse projeto que apresenta novos arranjos para canções conhecidas ou para parcerias da dupla que não eram gravadas há quase 50 anos. O time de músicos desse disco é de primeira linha: de Jorge Helder a Roberto Menescal, passando por Gabriel Grossi e pelo piano do próprio Antonio Adolfo.

Músicas utilizadas:

Correnteza (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) – Leila Pinheiro

Domingo Azul (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) – Leila Pinheiro

Ao Redor (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) – Leila Pinheiro

Caminhada (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) – Leila Pinheiro

Giro (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) – Leila Pinheiro

Tema Triste (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) – Leila Pinheiro

A Cidade e Eu (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) – Leila Pinheiro

Pela Cidade (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) – Leila Pinheiro

Sá Marina (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) – Leila Pinheiro

Teletema (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) – Leila Pinheiro

Sonoplastia: Leandro Gregorine

Produção: Caio Guedes

Direção e apresentação: Carmen Delpino

====================================================================================

CULTURA CLASS:  O Prazer em ouvir música. 

Programa semanal que destaca a qualidade e raridades musicais que você dificilmente ouvirá em outras emissoras.

Horário: Domingo as 21h00min.

=====================================================================================

ESQUINA DO JAZZ: Uma viagem pela história, pelos estilos e pelas personalidades do jazz, a forma mais universal da música negra.

Produção: Rádio Câmara de Brasília.

Horário: Domingo as 22h00min. 

Atrações:

Dia 24/05 -  Grandes performances do afrojazz cubano.

O jazz cubano se reúne no álbum antológico A Toda Cuba le Gusta [1997], o primeiro gravado em estúdio do Afro-Cuban All Stars e produzido pelo bandlider e músico cubano Juan de Marcos González e Nick Gold. Lançado em abril de 1997, este álbum foi o primeiro de uma série de três gravações consecutivas que ocorreram no início de 1996, antes dos famosos BuenaVista Social Club e Introducing… Rubén González.

Segundo a crítica, A Toda Cuba Le Gusta é um registro espontâneo e animado que consegue soar relaxado e vigoroso ao mesmo tempo e mostra os talentos de muitos dos estadistas mais antigos do jazz afro-cubano em Cuba. São 16 dos mais renomados músicos e 7 cantores. Confira abaixo a lista de ouro deste disco e divirta-se com o som dançante do jazz cubano.

Produção Caio Guedes

Apresentação André Amaro

Músicas:

1. Amor Verdadero (De José “Cheo” Marquetti/Arranjos Demetrio Muñiz Laúd/Voz  Manuel “Puntillita” Licea)

2. Alto Songo (De Luis “Lili” Martinez/Voz José Antonio “Maceo” Rodríguez, Manuel “Puntillita” Licea, Pío Leyvae Raúl Planas Slide/Guitarra Ry Cooder )

3. Habana Del Este (De Juan de Marcos González/Flauta  Richard Egües)

4. A Toda Cuba Le Gusta (De Remberto Becquer/Voz Raúl Planas)

5. Fiesta De La Rumba (Canção folclórica de Cuba/Voz Félix Valoy)

6. Los Sitio’ Asere (De Silvio Pino/Voz Félix Valoy e José Antonio “Maceo” Rodríguez)

7. Pío Mentiroso (De Miguel Ojeda/Voz Pío Leyva)

8. María Caracoles (De Pedro “Pello El Afrokán” Izquierdo, Pío Leyva/Arranjos José Manuel Ceruto/Voz Ibrahim Ferrer)

9. Clasiqueando Con Rubén (De Juan de Marcos González)

10. Elube Changó (De Alberto Rivero/Voz Juan de Marcos González)


Dia 31/05 - Phil Woods e a Música do Bosque.

Philip Wells Woods (1931-2015), conhecido por qualquer apreciador de jazz como Phil Woods, foi um saxofonista americano ligado ao estilo conhecido como bebop – o mesmo estilo que celebrizou  Miles Davis, Charlie Parker e Dizzy Gillespie (que foi padrinho musical dele) , entre tantos outros -, além de clarinetista, bandleader e  compositor.

Foi  parceiro  de todos  os maiores  nomes  do  Jazz,  como Bill Evans, Billie Holiday, Michel Legrand, Charlie Parker, Thelonious Monk e Dizzy Gillespie.

Um verdadeiro gigante do jazz, muitas  vezes  comparado ao monumento jazzístico que foi Charlie Parker , teve 07 nomeações para o Grammy, e ganhou 04.

Esta edição do Esquina do Jazz apresenta o álbum Musique du Bois (1974), considerado um dos melhores lançamentos de Phil Woods, considerado pela crítica um exemplo contínuo de imaginação e criatividade extremamente férteis do jazz moderno, que está entre as cinco melhores gravações de sua longa carreira.

Músicas:

1 Samba Du Bois, de Phil Woods

2 Willow Weep For Me, de Ann Ronnell

3 Nefertiti, de Wayne Shorter

4 The Last Page, de Phil Woods

5 The Summer Knows, de Michel Legrand

6 Airegin, de Sonny Rollins

Faixa bônus:

7 Stolen Moments, de Oliver Nelson

Produção: Caio Guedes

Apresentação: André Amaro

======================================================================================

PAUTA MUSICAL:  Um passeio pela magia da música erudita.Produção Rádio Câmara de Brasília.

Texto e apresentação: Ana Lúcia Andrade

Horário: Domingo as 23h00min.

Atrações: 

Dia 24/05 - Sinfonia Mundi (parte 1).

O ciclo existencial e uma sinfonia do tamanho do mundo no programa Pauta Musical, em 2 edições. Contralto Shirley Verrett, New England Conservatory Chorus, Boston Boychoir e Orquestra Sinfônica de Boston regida por Erich Leinsdorf na interpretação da "Sinfonia n. 3 em Ré Menor", de Gustav Mahler.

Orquestra Sinfônica de Boston regida por Erich Leinsdorf - Sinfonia n. 3 em Ré Menor I. (Gustav Mahler)

Orquestra Sinfônica de Boston regida por Erich Leinsdorf - Sinfonia n. 3 em Ré Menor II. (Gustav Mahler)

Direção e apresentação - Ana Lucia Andrade

Dia 31/05 - Sinfonia Mundi (parte 2).

O ciclo existencial e uma sinfonia do tamanho do mundo nesta edição do programa Pauta Musical. Contralto Shirley Verrett, New England Conservatory Chorus, Boston Boychoir e Orquestra Sinfônica de Boston regida por Erich Leinsdorf na continuação da "Sinfonia n. 3 em Ré Menor", de Gustav Mahler.

Orquestra Sinfônica de Boston regida por Erich Leinsdorf - Sinfonia n. 3 em Ré Menor III. (Gustav Mahler)

Shirley Verrett, New England Conservatory Chorus, Boston Boychoir e Orquestra Sinfônica de Boston regida por Erich Leinsdorf - Sinfonia n. 3 em Ré Menor IV. e V. (Gustav Mahler)

Orquestra Sinfônica de Boston regida por Erich Leinsdorf - Sinfonia n. 3 em Ré Menor VI. (Gustav Mahler)

Direção e apresentação - Ana Lúcia Andrade